O Caminho do Norte (variante da costa)


O que é o Caminho do Mar?

A Via do Norte desdobra-se quando chegamos a Ribadeo, uma cidade
na província de Lugo, onde podemos iniciar uma das rotas mais espectaculares se decidirmos fazer a Via de São Tiago. O Caminho do Mar é uma variante desta rota popular que segue a linha costeira do País Basco, cobrindo grande parte da costa galega cantábrica.

A Via do Norte, também conhecida como Via Costeira, começa em Irún (Guipúzcoa) e vai de leste a oeste até Ribadeo. Da última cidade mencionada, a rota afasta-se da costa para o interior da comunidade para procurar a capital galega. O Caminho do Mar, contudo, continua ao longo da costa das províncias de Lugo e parte da Corunha para chegar à esperada Catedral de Santiago de Compostela.

O Caminho do Mar é, portanto, uma rota alternativa à Via Norte para continuar ao longo da costa cantábrica e atlântica. O percurso começa em Ribadeo e passa por alguns dos lugares mais emblemáticos da Galiza, como Viveiro e San Andrés de Teixido até chegar a Ferrol, onde se liga directamente com o Caminho Inglês de Santiago de Compostela.

Porquê escolher o Caminho do Mar?

Embora todas as rotas para Santiago de Compostela ofereçam experiências únicas, o Caminho do Mar tem algumas características especiais. A partir de Ribadeo, começa-se a apreciar algumas das melhores vistas panorâmicas do norte de Espanha. No caminho para oeste, os peregrinos continuam a sua viagem ao longo da costa cantábrica até chegarem a Ferrol. Durante o percurso, todos os tipos de paisagens montanhosas e costeiras são incorporadas que o fazem sentir-se parte da natureza desde os primeiros quilómetros.

Mas além de proporcionar uma enorme vista onde as cores marinhas e a vegetação abundante predominam durante a viagem, o Caminho do Mar é uma das rotas mais emocionantes e satisfatórias do Caminho de Santiago. Tal como é um desafio para os peregrinos, também pode ser positivamente valorizada a passagem por lugares míticos da cultura e tradição galegas.

Etapas do Caminho do Mar (Caminho de Santiago)

Como atravessa uma grande parte da costa cantábrica, a maior parte das etapas desta rota alternativa são bastante longas. O Caminho do Mar é considerado um dos mais complicados, tanto pela sua distância como pelo desafio que representa para os peregrinos, algo que no final do Caminho se traduz em infinitas experiências que nos fazem ultrapassar a nós próprios.

O Caminho do Mar tem um percurso de cerca de 275 quilómetros que se dividem em 12 etapas diferentes, entre as quais podemos encontrar as distâncias mais variadas. A rota começa em Ribadeo e continua através de diferentes municípios da Galiza até chegar a Ferrol, onde a rota se funde com o Caminho Inglês para chegar a Santiago.

    Etapa 1: Ribadeo - San Cosme de Barreiros (26,40 km)

    Etapa 2: San Cosme de Barreiros - Fazouro (20,88 km)

Etapa 3: Fazouro - San Ciprian (23,31 km)
Etapa 4: San Ciprian - Viveiro (28,31 km)
Etapa 5: Viveiro - O Vicedo (21,41 km)
Etapa 6: O Vicedo - Porto de Espasante (17,42 km)
Etapa 7: Porto de Espesante - Cariño (27,40 km)
Etapa 8: Cariño - San Andrés de Teixido (21,20 km)
Etapa 9: San Andrés de Teixido - Cedeira (16,79 km)
Etapa 10: Cedeira - Valdoviño (19,16 km)
Etapa 11: Valdoviño - Covas (23,41 km)
Etapa 12: Covas - Ferrol (27,65 km)


https://vivecamino.com/camino-do-mar-todo-lo-que-hay-que-saber-no-709/ (adaptado)

Fotos: Paulo Antunes

Traduzido com a versão gratuita do tradutor - www.DeepL.com/Translator



Comentários