Os símbolos mais importantes do Caminho de Santiago

 

Artigo retirado do site: https://vivecamino.com/simbolos-camino-santiago-no-595/

Estes são os símbolos mais importantes do Caminho de Santiago
• A concha de vieira (ou vieira)
• As setas amarelas
• Os marcos do Caminho de Santiago
• A credencial do peregrino
• A bordão de peregrinos
• A compostela
• A Catedral de Santiago
• O Ano Jacobino
• O botafumeiro
• O Codex Calixtino

Estes são os símbolos mais importantes do Caminho de Santiago

Organize tudo, ponha a mochila nas costas e lance-se no Caminho de Santiago. Cada um de nós o faz por motivos diferentes: aventura, novas experiências, desporto, devoção, promessas...

Porém, para que a experiência seja completa e muito mais enriquecedora, é boa ideia o peregrino familiarizar-se com alguns dos símbolos mais importantes do Caminho de Santiago que encontrará durante a peregrinação.

Alguns são simples ícones gráficos, outros são objetos, ou até lugares icónicos que representam perfeitamente o fenómeno jacobino e sua grande riqueza cultural, forjados ao longo de mais de mil anos de história.

Concha de sinalização do Caminho de Santiago

A concha do peregrino (ou vieira)

Sem dúvida, estamos diante do símbolo mais universal e conhecido do Caminho de Santiago. A concha do peregrino pode ser vista pendurada nas mochilas de muitos caminhantes da rota jacobina, mas também é um ícone que tem um propósito de sinalização: indicar a rota do Caminho de Santiago. Oficialmente, a concha que encontraremos nos marcos e sinais do Caminho deve ser amarela com fundo azul. Originalmente, na Idade Média, era usada para distinguir os peregrinos que já tinham chegado a Santiago e voltavam para casa, mas hoje é usada indistintamente por todos os tipos de peregrinos.

Seta amarela apontando o caminho a seguir

Setas amarelas

As setas amarelas do Caminho de Santiago são outro importante elemento de sinalização para os peregrinos. São utilizadas no percurso jacobino desde 1984, e a ideia vem do histórico pároco de O Cebreiro, Elías Valiña, notável promotor do fenómeno do Caminho de Santiago, no final do século XX e da sinalização do Caminho Francês.

No Caminho encontrará setas amarelas em todos os lugares que indicam o caminho a seguir para chegar a Santiago: nas pedras, marcos, placas oficiais ...

Marco do Caminho de Santiago

Marco do Caminho de Santiago

Os marcos de sinalização são blocos de pedra ou betão colocados por instituições oficiais para indicar tanto a direção do Caminho (com uma seta amarela), como para marcar a distância que nos separa de Santiago de Compostela. Incluem sempre uma vieira amarela com fundo azul e costumam estar separados por 1 km, exceto na Galiza, onde estão separados apenas por 500 metros. Você encontra-los-á em nos cruzamentos e no próprio caminho.

@ Álvaro Ballesteros

A credencial do peregrino


A credencial do peregrino é um elemento muito útil durante a peregrinação de qualquer viajante. É um documento que devemos carimbar no início e no fim da cada etapa dos percursos do Caminho de Santiago e que nos dará acesso aos abrigos públicos que encontraremos ao longo do nosso caminho. A credencial pode ser solicitada tanto no início de nossa jornada, como nas associações de amigos do Caminho de Santiago nas principais cidades. (em Portugal, pode-se pedir aqui pela internet: http://www.aej.pt/pedir-credencial/)

 

@ Monica Ferreirós

Bastões para o Caminho de Santiago. São necessários?

O cajado de peregrino
O chamado "terceiro pé do peregrino" é um elemento característico do caminhante que vai a Santiago. É uma cana comprida, cuja madeira geralmente provém do castanheiro e que, em geral, deve ultrapassar a altura dos ombros. O cajado peregrino é altamente recomendado, especialmente para enfrentar altos e baixos; seu uso é comum até hoje, embora muitos caminhantes também optem por bastões dobráveis.


@ Mónica Ferreirós

Compostela

 
A compostela é um certificado que qualquer peregrino pode solicitar no final da sua peregrinação em Santiago de Compostela. O único requisito é ter percorrido os últimos 100 km até à catedral (por qualquer uma de suas vias) a pé, enquanto de bicicleta a distância mínima exigida é de 200 km. Se cumprirmos estas condições, que devem ser comprovadas ao mostrarmos a nossa credencial de peregrino carimbada, podemos solicitar a Compostela no Centro Internacional de Recepção de Peregrinos na rua Carretas 33 (muito perto da Plaza de Obradoiro).

Fachada de Azabachería / @ María Moldes

A catedral de Santiago


O templo Compostela é outro dos símbolos mais universalmente reconhecidos em relação ao Caminho de Santiago, com a sua inconfundível fachada gótica. É o ponto de chegada de todos os percursos jacobinos que percorrem a Península e a Europa, cujo objetivo original era conduzir o peregrino ao lugar onde, segundo a tradição, se encontram os restos mortais do Apóstolo Santiago. A Catedral de Santiago é um dos templos mais importantes e simbólicos de toda a fé católica; Situa-se na antiga cidade de Santiago de Compostela, na Plaza de Obradoiro.

 

Puerta Santa, Jacobeo 2010 / @ Xoán A. Soler

O ano jacobino


O Ano Santo Compostela é um encontro muito especial no Caminho de Santiago, uma vez que só é celebrado 14 vezes por século (cada ano cujo 25 de julho cai num domingo). Por tradição, a Igreja Católica concede indulgência plenária (absolvição de todos os pecados) aos peregrinos que completam o percurso ao longo do ano civil. O último Ano Jacobino foi festejado em 2010, enquanto o próximo terá lugar em 2021, altura em que se prevê uma nova explosão de afluxo de peregrinos.

Botafumeiro (Wikimedia Commons)

O botafumeiro


O botafumeiro é um dos elementos mais característicos da liturgia compostelana, uma engenhoca única e muito característica encontrada na Catedral de Santiago. É um grande recipiente de mais de 60 kg que se enche de incenso e carvão que se faz "voar", balançando de um lado a outro amarrado a uma grande corda para perfumar o templo. Antigamente, seu uso era estabelecido para eliminar os maus odores da catedral, que dava abrigo aos peregrinos que concluíam sua peregrinação em Santiago.

Códice Calixtino / @ Álvaro Ballesteros

The Codex Calixtino


O Codex Calixtinus é um manuscrito de enorme relevância na tradição compostelana, guardado desde a época medieval na Catedral de Santiago e considerado o primeiro guia do Caminho de Santiago. A autoria do último de seus livros, que se concentra na descrição do Caminho de Santiago e como era no século XII, foi atribuída ao frade francês Aymeric Picaud.

 

Traduzido do espanhol do site: https://vivecamino.com/simbolos-camino-santiago-no-595/ 

Comentários