Critérios para o reconhecimento do Caminho como Património da Humanidade


Estas são as razões que garantem que o Caminho possui todos os elementos necessários para expressar o Valor Universal Excecional:

O Caminho de Santiago é um "conjunto magnífico de património de importância histórica, criado para atender às necessidades dos peregrinos" (abrangendo igrejas, hospitais, abrigos, pontes e todo tipo de estrutura). Tudo isso é uma herança que atesta "a evolução da arte e da arquitetura entre os períodos românico e barroco".

A rota comercial jacobina, que se desenvolveu na Idade Média, desempenhou "um papel crucial no intercâmbio bidirecional de avanços culturais entre a Península Ibérica e o resto da Europa", levando as suas atividades comerciais ao "crescimento das cidades do norte da Península Ibérica.

A Unesco também destaca a riqueza do património cultural que surgiu no Caminho, "marcando o nascimento da arte românica e apresentando exemplos extraordinários da arte gótica, renascentista e barroca".

Destaca-se, como um grande valor, que as rotas de peregrinação continuem a funcionar há mais de mil anos; a maioria delas "ainda seguem as suas trajetórias originais" e muitas mantêm as "suas características históricas", sem sofrer os efeitos adversos do desenvolvimento ou da negligência ".

O Caminho de Santiago é avaliado como um "testemunho proeminente do poder e influência da fé entre pessoas de todas as classes sociais e origens na Europa medieval", mantendo "o registo material mais completo de todas as rotas de peregrinação cristã" que existem.


in: https://vivecamino.com/en/camino-de-santiago-why-is-it-a-world-heritage-site-no-509/

Comentários